Carreira de advogado: por que alguns profissionais do Direito têm sucesso e outros não?

Todo profissional deseja ser bem-sucedido em sua área de formação, o que não poderia ser diferente com a carreira de advogado. Porém, muitas decisões podem aproximá-lo ou afastá-lo desse cenário desejável, especialmente se considerada a elevada competitividade que existe em um mercado com mais de 1 milhão de profissionais.

Para conseguir se destacar no mar vermelho da advocacia, é preciso apresentar diferenciais que vão além de uma boa graduação. A boa notícia é que isso continua sendo possível, desde que você esteja atento para as oportunidades que estão surgindo a partir das demandas da atualidade, impulsionadas pelo avanço tecnológico.

Quer entender melhor como alguns profissionais alcançam o sucesso e outros não e fazer parte do primeiro time? Selecionamos as principais dicas para você. Confira!

As experiências na graduação

Durante o curso de Direito, muitos profissionais entram já pensando em construir uma carreira no setor público em razão dos vários atrativos, como boa remuneração e estabilidade. Isso é natural e não é exatamente um problema, mas caso você ainda esteja em formação, vale a pena ter alguns cuidados.

Por ter como alvo a aprovação em um concurso público, muitos estudantes podem se dedicar exclusivamente a estágios dentro de autarquias, tribunais e procuradorias. Embora seja uma experiência válida e com bom aprendizado, o ideal é que também se tenha alguma experiência na iniciativa privada, caso as prioridades mudem mais à frente.

Isso porque, o natural é que após a colação de grau o profissional se torne um advogado e não necessariamente um funcionário público. E caso tenha que encontrar uma forma de se sustentar enquanto estuda para uma carreira jurídica específica, ter um currículo atraente para a atuação em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas lhe dará maior empregabilidade e facilitará a sua vida.

As novas oportunidades

Sempre haverá espaço para bons profissionais que atuem com direito imobiliário, consumerista, entre outros nichos mais tradicionais. Entretanto, se destacar em áreas com alta concorrência não é tarefa das mais simples e, por isso, vale a pena estar atento às novas oportunidades.

A necessidade de estar em conformidade com as regulamentações estatais aumentou a busca pelo profissional especializado em compliance — uma ótima área para quem busca oportunidades em grandes empresas. Com as constantes mudanças legislativas que afetam diretamente as corporações, essa é uma área que se manterá em alta por um longo tempo.

O Direito Digital também merece atenção especial do advogado que quer atuar com as demandas dos novos tempos, que surgirão sempre que uma nova tecnologia acarretar em consequências jurídicas. Esse profissional ganhou destaque após a aprovação do Marco Civil da Internet e a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que fez aumentar a procura por seus conhecimentos.

A sua especialização

Os conhecimentos adquiridos em sua graduação, embora importantes, não são suficientes para que você possa se destacar em um nicho específico. Portanto, deve-se buscar complementá-la e um bom curso de pós-graduação é o ideal para essa finalidade.

Ao cursar uma especialização, você se atualiza, aprofunda seus conhecimentos e ganha aptidão para atuar profissionalmente em áreas e causas que demandam mais que o conhecimento básico para um desempenho em alto nível e merecedor de destaque.

Se você quer saber mais sobre a carreira de advogado, veja como será o futuro do direito!