Como aprimorar a carreira jurídica com cursos de especialização

Um dos temas mais caros aos estudantes do direito na atualidade são os desafios da carreira. Leia sobre em nosso blog e tire suas dúvidas sobre como aprimorar a carreira jurídica

Dentre as diversas opções do mercado de trabalho, o Direito é sempre muito concorrido por granjear uma ampla área de conhecimento e por abranger diversos campos de  atuação.

Os desafios da carreira jurídica, no entanto, constitui um grande entrave a todos os estudantes desta seara, seja no início da graduação, seja na pós-graduação.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), existem hoje no país 1.281.272 advogados inscritos. Isso quer dizer que de cada 175 brasileiros, um é advogado em atividade.

Além desses números impressionantes, dados de 2019 mostram também que o Brasil detém hoje cerca de 1400 faculdades de Direito, o que significa que o país tem mais faculdades de direito que o resto do mundo todo em conjunto.

Muito dessa estatística se deu pela facilitação do MEC em abrir novas vagas nos cursos na área jurídica e facilitar a abertura de novos cursos na área. 

Esse salto quantitativo ocorreu muito pela mudança nas regras de abertura e revalidação de cursos de Direito.

A concorrência tende, claro, a aumentar em quantidade, o que pode configurar mudança de cenário no quesito qualidade.

E é aí que entra a necessidade o aprimoramento na área jurídica procurando bons cursos de especialização ou cursos livres, focado em sua área de atuação, a fim de se qualificar com quem realmente entende do assunto.

Veja agora sobre as reais necessidades de se educar cada vez mais.

Necessidade de fazer cursos na área jurídica

Atualmente, os profissionais que entendem sobre tecnologia tendem a se sair muito melhor do que aqueles que ainda são “analógicos” e que ainda tratam o Direito de modo arcaizante. 

E se a seara jurídica já era, no passado, chamariz de estudantes pela abrangência de suas áreas de atuação, hoje em dia este cenário mudou, aumentando ainda mais por conta da tecnologia. O aprimoramento da carreira jurídica hoje, quanto aos cursos de especialização podem englobar:

Estudos da Dell Technologies juntamente com a Singularity University, sediada na Califórnia (EUA), mostram que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não existem. 

A pesquisa mostrou também que 56% dos casos o que se apontou foi que as escolas deverão ensinar como aprender, e não o que aprender, para que deste modo sejam desenvolvidas habilidades como programação, raciocínio lógico e capacidade analítica e de autonomia desde o ensino básico.

Isso porque a tecnologia, desde já, possui profundo impacto em nosso dia a dia, seja profissional ou individualmente em nossas casas. 

Já na seara do Direito, esta deixará de ser como é hoje, e como já está se transformando, vide as novas áreas que surgem a cada ano, demandadas por novos setores da sociedade, novos litígios que vêm surgindo pelo uso da internet e das novas tecnologias a ela atreladas. E essa alta demanda social pede cada vez mais um aprimoramento da carreira jurídica.

Agora que você já conhece um pouco sobre as áreas, conheça mais sobre os cursos.

Cursos de especialização na área jurídica 

Atualmente, conhecemos isso bem em diversas áreas da nossa vida, muitas das quais já vemos mudanças substanciais, como ensino à distância (EaD), trabalho remoto (home office) ou mesmo robôs de chatbot que atendem o público que entra em contato com grandes empresas via Whatsapp, por exemplo.

Os dois pilares do “novo direito” são, por exemplo, o lawtech e o legaltech, novidades que estão revolucionando a atuação da advocacia no mundo. 

Lawtech é usado comumente para designar startups que criam produtos e serviços com base tecnológica a fim de melhorar o setor jurídico. Já legaltech são empresas que desenvolvem soluções que facilitam a rotina de advogados.

Ferramentas que têm a missão de minimizar problemas no dia-a-dia do profissional de forma simples e prática com ferramentas jurisprudenciais.

E esse novo paradigma dos cursos de especialização, deve-se, por princípio, ser estudado de modo profundo, com foco na tecnologia e naquilo que ela trará de novo em todas as searas do direito: hermenêutica, doutrinas, entendimentos dos tribunais superiores, questões de concursos públicos etc. 

Para tanto, existem pós-graduações e cursos livres que auxiliarão na empreitada de conhecer e estudar novos temas ligados ao aprimoramento da carreira jurídica como automação e gestão de documentos, contratos e processos online, coleta e análise de dados jurídicos públicos e privados, resolução de conflitos online, regtech ligada à regulação, inteligência artificial para o setor público, dentre outros.

Assim, a evolução tecnológica trouxe mudanças no paradigma jurídico porque, além das novas formas de facilitar consultas a bancos de dados relacionados a processos, trouxe-nos mudanças nas relações trabalhistas entre cliente-advogado, além de especializações em novas áreas de atuação surgidas a partir da revolução da internet.

Neste viés, podemos destacar também a importância do estudo e aquisição de conhecimento sobre proteção e privacidade de dados e formas de regulamentação das novas tecnologias, como a Lei Geral de Proteção Dados (LGPD).

Como frisado, os desafios de aprimorar a carreira jurídica atualmente conta com um processo de inovação e novas perspectivas que irão exigir, tanto do advogado quanto do pesquisador acadêmico ou mesmo de juízes e promotores, enfim, todos os operadores do Direito de modo amplo, novas habilidades antes nunca imaginadas para esta seara.

Além disso, demandará também uma profunda adaptação e uma visão holística e estratégica a fim de que as mudanças ocorridas no cenário jurídico, ocasionadas pela Revolução Tecnológica, impacte de modo profundo as relações de trabalho.

Veja a seguir o que é fundamental em sua carreira.

Aprimorar a carreira jurídica é fundamental 

Os desafios de um profissional de direito na atualidade podem, como dissemos acima, ser mitigados com cursos de pós-graduações e cursos livres para aquisição do Novo Conhecimento. 

Isso porque um curso de especialização na área, com aprofundamento de assuntos teóricos e práticos, será um grande diferencial na jornada profissional.  

Uma pós-graduação ou curso livre pode ser um marco inicial  para se diferenciar em qualquer área do direito para ascender profissionalmente e partir para uma remuneração maior, aquisição de novos conhecimentos e abertura para se explorar uma área relativamente nova no Direito.

No Direito Digital como um todo é necessário adquirir habilidades interdisciplinares que ultrapassem o mero conhecimento jurídico que qualquer bom advogado possui, tais como gestão e negociação, tecnologia, inteligência emocional, programação, inteligência artificial etc.  

Isso porque o futuro do Direito deve-se ser assegurado por cursos na carreira jurídica que causem maior impacto na sociedade pós-Quarta Revolução Industrial.

O New Law é, como o nome indica, especialista no Novo Direito e possui cursos voltados à tecnologia e inovação nas carreiras jurídicas. 

Esperamos que essas informações tenham te ajudado a conhecer mais sobre aprimoramento de carreira jurídica e cursos de especialização.

Leia mais em nosso blog sobre pós-graduação a distância para saber se vale a pena o investimento clicando aqui.