Como fidelizar clientes na advocacia e superar a concorrência?

O crescente número de advogados no Brasil tem exigido cada vez mais esforços por parte dos profissionais. Afinal, encontrar clientes e se destacar na carreira não são tarefas tão fáceis quanto parecem, especialmente quando se trata de um mercado saturado e extremamente competitivo.

Diante desse cenário, é fundamental pensar em estratégias de como fidelizar clientes, fazendo com que eles se tornem fiéis aos seus serviços. Mas afinal, como aumentar a prospecção e garantir a satisfação dos clientes? Trata-se de um verdadeiro mecanismo de sobrevivência perante o mercado da advocacia.

Você é advogado e está em busca de um diferencial competitivo no mercado? Então, você está no lugar certo! Este artigo vai abordar a importância da retenção e fidelização de clientes em um escritório de advocacia e como essa estratégia pode ser colocada em prática. Confira as nossas dicas!

A importância de fidelizar clientes na advocacia

Antes de tudo, a conquista e fidelização de clientes dentro do universo da advocacia é uma estratégia que fará toda a diferença para o sucesso do escritório. Afinal, esse é o principal objetivo desse tipo de organização: captar e reter clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Assim, quanto mais o advogado ou o escritório de advocacia se destacar dentro da área, maiores serão as chances de ele despertar a atenção do público, satisfazer os clientes atuais e conquistar cada vez mais novos clientes.

Afinal, a propaganda boca a boca ainda é a melhor tática para aumentar a visibilidade de um escritório. Ninguém melhor do que clientes felizes e satisfeitos para indicar os seus serviços para amigos, parentes e conhecidos. Por outro lado, clientes insatisfeitos com o seu trabalho e que viverem uma má experiência não voltam a contratar os serviços e podem atuar como agentes que vão propagar elementos negativos para a sua imagem.

É aí que entra a importância de oferecer um bom atendimento nas tratativas, nas consultas e durante o período em que o processo estiver em curso. Além disso, é importante investir em ferramentas tecnológicas de gestão e de relacionamento para garantir resultados ágeis e simplificados. Outra dica é manter um cadastro atualizado dos clientes, a fim de construir um relacionamento contínuo com esses indivíduos.

Dicas de como fidelizar clientes na advocacia

Agora que você já entendeu a importância de um escritório priorizar o processo de fidelização de clientes, chega a hora de conhecer algumas estratégias para colocar esse plano em prática durante uma assessoria ou consultoria jurídica. Acompanhe.

Entenda as necessidades do cliente

Conheça quais são as dores, anseios e necessidades do seu cliente. Essa análise pode ser feita durante as tratativas e no atendimento dentro do escritório. Tente entender o que ele busca com os seus serviços e aonde pretende chegar do ponto de vista jurídico — ver reconhecido um direito, pedido deferido em um processo, obter indenização por danos morais e materiais etc. A partir dessas informações, você terá mais condições de atender às expectativas desse indivíduo e conquistar a sua plena satisfação.

Transmita segurança na abordagem

Um advogado consciente de seu papel no mundo jurídico precisa passar segurança e confiança para os clientes durante a abordagem. Para isso, é essencial dominar o Direito e entender as normas e posicionamentos que o regem. Nesse sentido, é necessário estudar bastante sobre o universo jurídico, as leis, doutrina, jurisprudência e tudo mais que envolve a sua área de atuação.

Coloque em prática estratégias de Customer Success

É possível estudar técnicas específicas de relacionamento com o cliente para obter sucesso durante o atendimento. Essa estratégia começa na etapa de prospecção do cliente e se estende até a sua retenção.

O ideal é investir em treinamentos e cursos de capacitação para a equipe de advogados que ficará responsável por lidar com o público. Para isso, é fundamental ter empatia, compreensão e adotar uma postura proativa. Esse cuidado aumenta exponencialmente as chances de fechar contratos vantajosos.

Além disso, é importante organizar reuniões contínuas para se manter a par de tudo o que acontece dentro do escritório. Também é essencial estabelecer uma cultura de valores que permita construir uma boa imagem do estabelecimento.

Invista em ferramentas tecnológicas

Existem diversos softwares de gestão disponíveis no mercado com funcionalidades que facilitam a rotina de trabalho dos advogados e trazem mais qualidade para as atividades que são desempenhadas por eles. O investimento nesse tipo de tecnologia demonstra que os profissionais estão preocupados em se adequar à nova realidade virtual e automatizada que vem redesenhando o cenário jurídico.

De fato, a automação de tarefas é um grande diferencial que tem a capacidade de trazer mais agilidade ao andamento de processos e o potencial de contribuir diretamente para a satisfação do cliente, aumentando a sua confiança para com o seu trabalho.

Seja uma autoridade na advocacia

Domine a área jurídica na qual você vai atuar. Estude o máximo possível sobre a disciplina e o entendimento dos Tribunais sobre as possíveis causas que você terá que defender. Afinal, entender bem sobre os assuntos é uma forma de trazer mais credibilidade para a sua imagem e vai fazer toda a diferença no momento de construir uma carreira sólida e de sucesso.

Nesse sentido, ser uma autoridade na advocacia vai gerar mais confiança sobre o seu trabalho e fazer com que os seus clientes aceitem as suas recomendações, dicas e indicações. Além disso, você terá uma maior propensão ao convencimento desses indivíduos.

Entendeu a importância de investir em conhecimento para ter autoridade no mercado? Saber como fidelizar clientes dentro da advocacia é o primeiro passo para o sucesso. De fato, assegurar a satisfação da clientela é uma tarefa que exige muito jogo de cintura, especialmente diante da complexidade e morosidade do Poder Judiciário. É aí que entra a importância de se atualizar constantemente sobre as tendências da transformação digital para atender às necessidades do público.

As inovações tecnológicas estão a pleno vapor, e quanto antes você começar a implementar essas ferramentas na sua rotina, maiores são as chances de obter mais sucesso na carreira. Aproveite o assunto e entenda o papel do advogado 4.0!