Qual o papel do advogado 4.0? Conheça suas habilidades

Qual o papel do advogado 4.0? Conheça suas habilidades

Erik Navarro Postado em 11/06/2019

As inovações digitais seguem a passos largos. Nesse sentido, o  Direito  precisa acompanhar esse novo fenômeno que veio para ficar e está revolucionando os hábitos de toda uma coletividade. Afinal, graças à tecnologia, a sociedade e as relações sociais mudaram. Nesse sentido, o papel do profissional do Direito também mudou. E nesse mesmo cenário, surge a figura do advogado 4.0.

A expressão 4.0 é adotada quando estamos nos referindo à era da  transformação digital , proporcionada pelos avanços da tecnologia. E como não poderia deixar de ser, a advocacia também está incluída nesse processo universal e irreversível de transformação virtual.

Neste artigo, você vai entender o que é o advogado 4.0, qual o seu papel na sociedade e a importância dessa mudança para as relações jurídicas. Confira!

O conceito de advogado 4.0

O advogado 4.0 representa o profissional do Direito que faz parte da inovação tecnológica. Ele atua adaptando a tecnologia dentro do seu trabalho. Isso significa que incorpora novas ferramentas digitais às suas tarefas cotidianas. Nesse mesmo sentido, o mesmo trabalho do advogado sofre impactos causados pelo crescimento cada vez maior dos mecanismos digitais.

As habilidades necessárias do advogado 4.0

Além do conhecimento jurídico, o profissional do ramo da advocacia precisa desenvolver ideias e se adaptar às novas tecnologias que são utilizadas para gerenciar e otimizar o trabalho.

Com isso, o escritório ganha maior produtividade e torna-se mais simples decidir as estratégias mais eficientes para o crescimento desse negócio.

Conheça, então, as habilidades que o advogado 4.0 deve adquirir para se destacar no meio e obter sucesso na carreira.

Inteligência emocional

Essa qualidade está relacionada com a forma como o profissional enxerga um fato e reage diante de uma determinada situação, bem como ele reconhece e avalia os sentimentos. Ou seja, é importante trabalhar características internas que vão além do papel da advocacia.

No contexto jurídico, o advogado 4.0 que é emocionalmente inteligente consegue se destacar durante a execução de diversas tarefas como transações comerciais, análise de dados, inbound marketing, customer success, soft skills, entre outros.

Apuração e compreensão de dados da internet

Essa característica está relacionada com o analytics e a disciplina da jurimetria. Desse modo, graças à coleta, processamento, análise e compreensão dos dados, torna-se possível compreender melhor as tendências envolvendo o Direito.

Assim, os softwares jurídicos de gestão viabilizam a jurisprudência de todo o Tribunal. Desse modo, essa ferramenta automatizada permite conhecer o entendimento do magistrado ou dos desembargadores e fica mais fácil antever o sucesso ou o fracasso de uma demanda. Em vista disso, o advogado pode se organizar melhor e adotar outras fundamentações jurídicas que possam embasar o direito de seu cliente e possibilitar que a ação tenha chances reais de sucesso.

Uso de novos modelos de gestão

O surgimento de novos métodos de gestão confirma a tendência de modernização do mercado jurídico. Nesse sentido, é importante manter uma equipe multidisciplinar, focada tanto no Direito quanto em questões tecnológicas relativas à análise de dados, marketing digital etc. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar o escritório de advocacia.

Habilidades de captação

A captação de clientes é uma etapa essencial para o advogado. Com as recentes transformações digitais, esse modelo de conquista e de fidelização dos clientes também sofreu mudanças. Assim, um novo perfil de cliente começou a surgir.

Nos dias atuais, graças à internet, é possível captar consumidores de inúmeras formas: redes sociais, inbound marketing, impulsionamento de publicações, entre outros. Tudo isso deve ser feito de forma velada e seguindo o estipulado pelo Código de Ética da OAB.

Como você pode perceber, a tecnologia surgiu como uma aliada do advogado. Nesse cenário, o advogado 4.0 é o perfil do profissional de Direito do futuro. Assim sendo, quanto antes ele começar essa transição, mais facilmente ele se destacará no mercado em relação aos demais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, conheça a relação entre a  internet das coisas e o Direito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Torne-se protagonista. Seja um New Lawyer
Fique por dentro de como o Direito está mudando no Brasil e no Mundo.
Receba nossa Newsletter.
advogado
25% DE DESCONTO

Matrícule-se e comece a estudar agora!

Mês do Advogado 4.0 PRORROGAMOS.