Marketing Jurídico: 5 passos simples para você começar hoje mesmo

Advogado, é possível fazer marketing na advocacia e atrair clientes sem violar as normas da OAB, o código de ética e o estatuto. Acredite!

Continue a leitura para aprender como divulgar seus serviços, fidelizar seus clientes, gerir as suas reputações e aumentar o seu faturamento com dicas importantes do Pós-Doutor em Direito, autor de mais de 200 livros e dono de um Instagram com mais de 20 mil seguidores, Paulo Lépore.

É fato: a internet mudou a maneira como fazemos negócio, e essas mudanças chegaram à advocacia. Daí surgiu o marketing jurídico. A técnica permite entregar valor aos possíveis clientes antes mesmo de fechar negócio.

O momento atual que estamos vivenciando praticamente obrigou os advogados a conhecerem o marketing jurídico no meio digital. Porém, por outro lado, isso fez com que muitos profissionais da área tivessem uma antecipação da necessidade do domínio das ferramentas do marketing jurídico, gerando algumas preocupações. 

Pensando em descomplicar o marketing jurídico para você e mostrar que é possível unir os dois mundos, queremos fazer um convite: 

Quer aprender a fazer marketing jurídico em 5 passos e atrair mais clientes?

Então não deixe de conferir: 

– Como divulgar o seu trabalho de advogado por meio digital?

– Conheça o passo a passo para fazer marketing jurídico

Como divulgar o seu trabalho de advogado por meio digital?

O primeiro passo é definir o seu público-alvo. É fundamental saber com quem você quer falar e como você vai se comunicar, para que a mensagem chegue na linguagem certa para a pessoa certa. 

Depois defina o seu objetivo. Um erro muito comum das pessoas que fazem marketing jurídico é não saber o objetivo da comunicação.

Na internet há muitos canais disponíveis para os advogados se comunicarem com seu público. Opções como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, e-mail marketing e blog  podem ser usados para fazer com que a sua mensagem chegue às pessoas. Escolha o canal mais adequado para o seu relacionamento. 

Faça uma análise desses canais para entender em quais deles o seu público está e quantos canais você consegue administrar. Ter essa informação é fundamental para um marketing jurídico digital eficaz. 

Então, como pudemos perceber, o marketing jurídico envolve uma série de ações que ajudam a fortalecer a sua credibilidade, ganhar notoriedade e atrair mais pessoas, além de ser uma estratégia muito valiosa para se diferenciar no mercado, estabelecer credibilidade com os clientes e criar oportunidades de crescimento profissional.

Conheça o passo a passo para fazer marketing jurídico

Abaixo preparamos um passo a passo e algumas dicas práticas que vão ajudar na divulgação do seu trabalho e no fortalecimento do seu nome no mercado.  

1. Entender os princípios básicos do marketing e acreditar que é possível aplicá-los

Em primeiro lugar é preciso quebrar essa crença limitante: as limitações da OAB não são um problema, e sim uma proteção. 

Entenda também que é possível fazer marketing jurídico sem mercantilizar a profissão. Além disso, desenvolver a habilidade de negociação é importante para que o cliente contrate o seu serviço.

2. Jogar de acordo com as regras do jogo

Se as normas da OAB proíbem algumas práticas, você precisa ir por caminhos que não estão vedados. E nestes caminhos você poderá adotar algumas práticas de marketing.  

O objetivo da OAB é preservar a dignidade da profissão e garantir que a credibilidade do serviço seja mantida. Mas, mesmo com algumas limitações, é possível fazer um ótimo trabalho e conseguir excelentes resultados.

É permitido, por exemplo, participar em canais jurídicos na internet como o Jusbrasil e o Jurídico Certo. Esses tipos de plataforma geralmente oferecem boas oportunidades de se conectar com outros profissionais e trocar experiências interessantes, além de servir para expor seus serviços ao público. 

3. Criar seu branding

Crie o seu branding, ou seja, sua marca pessoal. Mostre que a sua marca tem personalidade e é coerente com seus valores e propósito. Uma estratégia de gestão da marca é muito importante para torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado.

Foque no marketing de conteúdo. Uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante. O marketing de conteúdo não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.

Produza conteúdo interessante e que atenda à necessidade das pessoas. Use uma linguagem de fácil entendimento. Quebre o “juridiquês”. Assim, as pessoas entendem melhor o seu conteúdo e acabam se identificando com a sua marca.

4. Se posicionar e construir autoridade na internet

Mas como eu me posiciono e construo autoridade na internet?

O seu cartão de visitas é o seu perfil nas redes sociais. Cuide da sua imagem, tenha um perfil só e se apresente como você quer ser lembrado quando não está presente. Escolha uma foto para ele que faça sentido e passe confiança. No resumo das suas redes sociais deixe claro quem é você, o que você faz e o que faz sentido de acordo com a marca que você quer construir. É importante pensar qual problema seu cliente em potencial pode querer resolver. Faça enquetes e pesquisas para levantar as principais dúvidas e saber quais assuntos despertam maior interesse do seu público. 

Mas como se diferenciar na multidão?

Sempre há uma abordagem diferente a se fazer. Foque em detalhes dentro de um assunto, especialmente os com viés prático, de um jeito que ninguém abordou. É importante que todos entendam de uma maneira bem prática o assunto que está sendo abordado.

5. Produzir conteúdo com jeito e tom certos

Faça algo diferente. Com o tempo você percebe que tipo de conteúdo faz mais sentido para o seu público. Que tipo de conteúdo atrai mais clientes. Faça uma busca na internet e veja que tipo de conteúdo é mais procurado e tem mais relevância no buscador. Pergunte à sua audiência o que ela quer saber, faça enquetes. Olhe nos comentários das suas postagens e busque inspiração para o seu conteúdo.

O marketing jurídico é uma etapa importantíssima para o sucesso dos serviços de advocacia. Com estratégias bem pensadas e executadas é possível alcançar ótimos resultados, atrair e fidelizar clientes.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de marketing jurídico e aproveite para divulgar o seu trabalho e conquistar mais clientes.

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