Qual é o futuro do direito? A evolução do direito no mundo hiperconectado

Erik Navarro Postado em 22/03/2019

A transformação digital está modificando a forma como nos relacionamos e convivemos em sociedade, com muita velocidade e exponencialmente. Isso significa que novos problemas surgem sem que tenhamos tempo para criar soluções imediatas, assim como lacunas difíceis de serem preenchidas. Por outro lado, o futuro do Direito também está sendo influenciado, gerando, inclusive, novas possibilidades de atuação.

O advogado está acostumado à mudanças e sabe que é preciso estudo e desenvolvimento constantes para garantir uma boa posição profissional.

A seguir mostraremos como algumas das novas tecnologias alterarão a atuação profissional na advocacia e como é possível tirar proveito de todas as transformações que elas trazem. Vejamos então qual é o futuro do Direito!

Novas discussões jurídicas

Leis são criadas e alteradas em uma velocidade muito inferior à evolução das tecnologias. O ordenamento jurídico brasileiro é rígido e positivo e requer o cumprimento de processos específicos para que os informadores do Direito, como a moral e os costumes, possam ser traduzidos em normas jurídicas. Com isso surgem lacunas e obscuridades. A permissão para a utilização de tecnologias de reconhecimento facial é um exemplo.

Embora este fator possa criar dificuldades para o advogado é também uma oportunidade para que a argumentação e a hermenêutica sejam mais utilizadas, abrindo espaço para discussões jurídicas.

É possível incitar novos posicionamentos, encontrar oportunidades de atuação e iniciar mudanças significativas na sociedade e, consequentemente, na carreira, o que pode ser empolgante e desafiador. Então aproveite!

Aumento na precisão e na velocidade das pesquisas

Grande parte do trabalho de qualquer escritório de advocacia é encontrar precedentes, jurisprudência, doutrinas e normas específicas que possam ser determinantes no convencimento do juízo.

A pesquisa é a única maneira de colecionar argumentos que criem uma base sólida de fundamentos jurídicos favoráveis aos pedidos e requerimentos presentes no procedimento.

Com o auxílio de novos softwares e sites, criados por empresas de tecnologia voltadas especificamente para a atuação jurídica, o advogado consegue pesquisar de forma muito mais rápida e precisa, inclusive o andamento processual das querelas em curso.

O poder judiciário de países como a China já está se preparando para dar protagonismo à Inteligência Artificial. Isso significa que o advogado poderá focar mais na parte estratégica dos processos, sem o excesso de burocracias.

Diferentes formas de atendimento

E por último e não menos importante vêm as oportunidades de melhoria no atendimento aos clientes. Quem está aguardando uma prestação jurisdicional tende a ficar muito ansioso, principalmente no Brasil, onde a justiça é extremamente morosa.

Prestar satisfações e atender prontamente, informando o andamento e a previsão da conclusão do procedimento, faz muita diferença na satisfação do cliente.

Os escritórios podem tirar proveito de muitas ferramentas tecnológicas atuais, como chatbots (programas de computador que simulam pessoas ao responder dúvidas instantaneamente).

Também é possível utilizar bancos de dados para localizar e atrair novos clientes, realizando propostas personalizadas utilizando Big Data, aumentando o faturamento a partir de ações coordenadas por softwares autônomos.

Estar atento às mudanças no ordenamento jurídico é tão importante quanto não perder de vista as transformações sociais, para o bom exercício da profissão de advogado. Há sempre a ocasião em que um tema é discutido pela primeira vez e ser protagonista em momentos assim pode alterar definitivamente a sua carreira. Além disso o cliente espera um atendimento cada vez mais proativo e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para aproveitar todas as possibilidades e mudanças. O futuro do Direito será construído pelos juristas mais antenados e atualizados. Seja um deles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *