O que é blockchain? Aprenda em 5 minutos!

O investimento em criptomoedas é um assunto que tem dominado a economia e o noticiário financeiro nos últimos anos. Essa tecnologia se tornou uma verdadeira tendência mundial. Diante desse fato promissor, surge a necessidade de entender melhor o que é Blockchain e como esse sistema funciona. Afinal, ambas essas tecnologias caminham lado a lado.

No entanto, o Blockchain vai muito além do uso das criptomoedas. Esse verdadeiro sistema composto por blocos serve para criar um cenário mais seguro, robusto e de confiança perante as transações financeiras que são realizadas — o cenário é cada vez mais positivo! Muitas pessoas vêm percebendo as vantagens de contar com esse tipo de mecanismo.

Deseja ser um advogado bem informado? Este post vai abordar com mais detalhes o que é Blockchain, suas vantagens e o impacto jurídico que essa tecnologia vem trazendo para os seus usuários e para a sociedade, de uma forma geral. Confira todos os detalhes!

O que é o Blockchain?

O Blockchain é um termo inglês, que traduzido para o português soaria como “cadeia de blocos”. Essa tecnologia consiste em uma ampla rede de estrutura de dados, cujo objetivo é manter a integridade e a segurança das transações financeiras que são realizadas, de maneira direta e sem nenhum tipo de intermediário.

Isso significa que não é necessário manter uma organização centralizada com a função de efetuar a conferência e a validar as movimentações financeiras realizadas.

Como funciona a tecnologia Blockchain?

Esse sistema de armazenamento de dados é implementado com o objetivo de agilizar as operações financeiras, proporcionando uma maior eficiência, segurança e transparência na rede. De fato, o Blockchain é conhecido pela sua grande proteção que é conferida aos seus usuários por meio da validação da transação e a chave digital.

Nesse sentido, essa tecnologia combate as fraudes, pois evita as invasões arquitetadas por terceiros mal-intencionados, cujo intuito é modificar o registro e causar prejuízos para os clientes.

Além disso, é possível visualizar todas as transações financeiras que são realizadas por meio da consulta do respectivo registro.

Isso quer dizer que cada cadeia de blocos fica responsável por armazenar uma determinada quantidade de informações referentes às operações financeiras que foram realizadas, desde o dia em que elas foram concretizadas.

Além disso, esse sistema também disponibiliza uma chave pública de identificador único, contendo os dados de todos os usuários que participaram da transação.

Existe uma variedade de sistemas de Blockchain. Contudo, o modelo mais utilizado é aquele voltado especificamente para as transações envolvendo o Bitcoin. A grande diferença é a possibilidade de compartilhamento dos dados com todos os indivíduos que participam do sistema de criptomoedas.

Qual é a importância do Blockchain?

Diversos escritórios jurídicos, empresas de grande porte e setores industriais já reconhecem os benefícios de investir na tecnologia de Blockchain, especialmente as instituições financeiras, os bancos, as empresas que trabalham com seguros e corretoras de ações. Afinal, essas organizações trabalham com dados sigilosos e que merecem maior cautela.

Além disso, existe um tipo de contrato inteligente, uma vez que as informações não poderão mais ser alteadas após as operações serem concluídas e os dados ficarem armazenados.

Quais são as vantagens do Blockchain para as empresas e escritórios?

Confira, a seguir, os principais benefícios de utilizar a tecnologia Blockchain em seu negócio.

Sistema peer-to-peer

O sistema de Blockchain utiliza um modelo do tipo peer-to-peer (ponto a ponto). Trata-se de um mecanismo que garante que as informações possam ser compartilhadas pelos usuários sem que, para isso, seja necessário manter um servidor central integrando esses dados. Isso significa que as despesas com a estrutura e manutenção desse sistema serão menores.

Não há limite de valores

Também não existe um limite de valores definido para a transação financeira. Logo, é permitida a transferência de qualquer quantia. Essa é uma grande vantagem, uma vez que bancos tradicionais costumam determinar um valor máximo permitido para a realização de movimentações financeiras.

Segurança nas transações financeiras

Outro grande ponto positivo é toda a segurança que envolve esse sistema. Todos os dados inseridos são criptografados. O sistema exige a devida assinatura digital do usuário para ter acesso aos registros de movimentações financeiras. Trata-se de uma forma de garantir mais confiabilidade e manter a integridade dos dados, especialmente em momentos de possíveis ameaças.

Mobilidade

Além de todas essas vantagens, esse sistema pode ser acessado de qualquer local onde o usuário estiver. Logo, é certo afirmar que a distribuição de registros é feita em cadeia de blocos em tempo real para milhares de computadores, permitindo a atualização das informações em apenas poucos segundos.

Transparência nas movimentações

O Blockchain garante transparência sobre as operações financeiras que são realizadas. Esse fato assegura a privacidade de seus usuários, que poderão utilizar pseudônimos — somente o endereço de registro da transação pode ser visualizado.

Da mesma forma, as partes sensíveis do sistema poderão ser ocultadas para manter a segurança e privacidade dos usuários, sem que isso implique prejuízos na visualização e a verificação das informações que serão armazenadas no bloco.

Quais são os aspectos jurídicos sobre o uso de Blockchain?

O uso da tecnologia Blockchain implica em questões tributárias, a autenticação de documentos, as criações e propriedade intelectual, assinatura e certificado digital, autenticação e validade de documentos, a elaboração de contratos e o registro de fatos na rede digital.

Diante dessa nova tendência, o advogado tem o dever de se capacitar e estar por dentro dos principais aspectos que envolvem a implementação e o uso dessa tecnologia. Somente assim será possível solucionar os casos inovadores que vão surgir e pensar em soluções estratégicas.

Como você pôde perceber, entender o que é Blockchain e como esse sistema funciona é o primeiro passo para ampliar a sua área de atuação e aumentar as chances de sucesso na carreira. Afinal, essa tecnologia inovadora vem se tornando uma verdadeira tendência entre as empresas e departamentos jurídicos. Que tal começar a investir nesse sistema para o seu escritório de advocacia?

Compreendeu como funciona a tecnologia de Blockchain? Ficou interessado em otimizar os resultados do seu escritório? Então, continue aprendendo mais sobre o universo jurídico e financeiro! Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de e-mails!